16th CONTECSI – INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

INFORMAMOS QUE O SISTEMA FICARÁ ABERTO PARA SUBMISSÕES ATÉ O DIA 17 DE ABRIL AS 23:59 (HORÁRIO DE BRASILIA)

ATENÇÃO AUTORES:  PEDIMOS QUE NÃO CRIEM NOVA SUBMISSAO CASO NOTEM QUE A SUBMISSAO JÁ FEITA CONTEM ERRO OU FALTA DE DADOS.  QUALQUER TIPO DE CORREÇÃO DEVE SER FEITA ENTRANDO NOVAMENTE NO MESMO NUMERO DA SUBMISSÃO JÁ FEITA, COM SEU LOGIN E SENHA.  ABRA SUA SUBMISSÃO  E NA MESMA TELA LOCALIZE A EXPRESSAO METADADOS DA SUBMISSÃO.  ENTRE EM EDITAR METADADOS   
Metadados da submissão
EDITAR METADADOS
Autores, etc, etc
COMPLEMENTE/CORRIJA/ACRESCENTE DADOS SOBRE  AUTOR , PALAVRAS CHAVE, RESUMO/ABSTRACT, ORCID, INSTITUIÇÃO, PALAVRAS CHAVE, AGENCIAS FINANCIADORAS DA PESQUISA,OU O QUE FOR NECESSÁRIO.  O SISTEMA ACEITA AS CORREÇÕES.  NÃO CRIE NOVA SUBMISSAO POIS ISSO NÃO É NECESSÁRIO E ACARRETA  TRABALHO ADICIONAL  PARA A EQUIPE CONTECSI. APÓS FAZER AS ALTERAÇÕES CLIQUE EM:
 

EM CASO DE DUVIDA ENTRE EM CONTATO COM: (11)26486389 MUITO OBRIGADO. 

Prezado Autor

Breve descrição do processo de submissão

O que é a submissão ou envio de trabalhos? É a sequencia de passos que um autor deve seguir para seu trabalho seja submetido ou carregado no sistema gerenciados do congresso.  Esse sistema é o chamado OCS, sistema aberto de gestão de congressos desenvolvido pelo consórcio PKP e difundido no Brasil pelo IBICT.  Assim, o CONTECSI utiliza dois componentes para a gestão do evento:  Este portal onde você está e o sistema OCS.  Seguindo os passos deste portal voce será conduzido para o OCS.    Depois de ter seu trabalho incluido no sistema OCS você deve aguardar a comunicação (email) que lhe será enviado pelo evento, informando se seu trabalho foi aceito ou não.  Sendo aceito, voce deverá fazer a sua inscrição e o respectivo pagamento.  

Nesta seção estão as informações sobre os Tipos de Submissao, Formatação dos trabalhos e a Submissão.  Sugerimos que consulte tambem a seção “Temas”,  neste portal,  para conhecer os Temas/Modalidades/Tracks que fazem parte do congresso.

Ao final desta seção, o link “acesse aqui para submeter o trabalho” o conduzirá para o sistema gerenciador do congresso, no qual a submissão propriamente dita é realizada.  

A – TIPO DA SUBMISSÃO

PSE  –   Full Paper

Artigos completos, isto é,  que apresentam uma pesquisa seja quantitativa ou qualitativa. O artigo traz uma análise dos resultados da pesquisa frente as teorias utilizadas. O Artigo é apresentado em Sessões Paralelas com discussão coordenada pelo moderador. Máximo de 30 páginas,  incluindo tabelas, figuras e referências. Deve seguir o padrão do congresso. Cada autor está limitado a 3 trabalhos nas categorias Full Paper (PSE) e Research Communication juntas.

COM – RESEARCH COMMUNICATION /  RESEARCH IN PROGRESS

Artigos que apresentam pesquisa em andamento e cujos resultados ainda necessitam de maior aprofundamento mas que permitem antever a importância do trabalho.  A abordagem pode ser qualitativa, quantitativa, análise bibliográfica ou apresentar discussão teórica.  Incluem-se também trabalhos que relatem a aplicação das TICS nas diversas áreas da sociedade e trazem uma discussão sobre as teorias que explicam e suportam tal relato.

O trabalho é apresentado pelos autores em sessão a ser designada no PROGRAMA,  Máximo de 20 páginas,  incluindo tabelas, figuras e referências. Deve seguir o padrão do congresso. Cada autor está limitado a 3 trabalhos nas categorias Full Paper (PSE) e Research Communication (COM) juntas.

MSC – MASTER CONSORTIUM

O Projeto de aluno de mestrado é um texto que indica claramente os seguintes aspectos: Motivação para o tema/assunto; análise bibliográfica indicando os textos nos quais o autor pode desenvolver seu enfoque metodológico e aplicado. Quanto ao tamanho e formado, o texto submetido deve seguir o mesmo padrão de um COM – Research Communication / Research in Progress

DOC – DOCTORAL CONSORTIUM

O Projeto de aluno de doutorado é um texto que indica claramente os seguintes aspectos: Motivação para o tema/assunto; profunda análise bibliográfica indicando os textos nos quais  o autor  desenvolveu seu enfoque metodológico e aplicado ao tema. Deve mostrar a construção teórica bem como o delineamento da pesquisa que será ou está sendo realizada e possíveis alternativas consideradas  Quanto ao tamanho e formado, o texto submetido deve seguir o mesmo padrão de um COM – Research Communication / Research in Progress.

PDC – POST DOCTORAL CONSORTIUM

O Projeto de aluno de pós-doutorado é similar ao projeto de aluno de doutorado tanto em conteúdo quanto em formato.

WTP – Proposta para realização de WORKSHOP, TUTORIAL E PAINEL

Este texto/proposta propõe realizar seção de workshop, tutorial ou painel visando oferecer ao público presente no congresso uma abordagem direta, profunda e prática sobre qualquer tema relacionado ao congresso tanto na teoria quanto na prática. A proposta deve incluir as seguintes informações: Titulo, tipo, nome instituição dos autores; nome do proponente, dos apresentadores e respectiva biografia; descrição detalhada do assunto, sua importância para o público e tópicos que serão apresentados e discutidos.

FTC –  REX – Iniciação Cientifica Graduação

Resumo expandido nas áreas de Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação e Comunicação desenvolvidos por alunos e professores das Faculdades de Tecnologia.  Os trabalhos submetidos neste tipo de submissão já passaram por um processo prévio de seleção nas respectivas escolas. Ver instruções e estrutura na aba Poster do Portal.

FTC –  POS – Iniciação Cientifica Graduação

Posters  nas áreas de Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação e Comunicação desenvolvidos por alunos e professores das Faculdades de Tecnologia.  Os trabalhos submetidos neste tipo de submissão já passaram por um processo prévio de seleção nas respectivas escolas. Ver instruções e estrutura na aba Poster do Portal.

 B -FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

IMPORTANTE: A submissão requer apenas UM ARQUIVO EM WORD, SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORES. AUTORES SÃO IDENTIFICADOS SOMENTE NO LOCAL APROPRIADO, NA PLATAFORMA (OCS), QUANDO DA SUBMISSÃO. Cada submissão é identificada pelo sistema por um código numérico unico de quatro dígitos. Os autores devem SEMPRE utilizarem esse código em suas comunicações com a coordenação do evento.

ATENÇÃO: PARA PODER SUBMETER SEU TRABALHO / TEXTO/ARTIGO, É PRECISO QUE, AO FAZER SEU CADASTRO, ASSINALE A OPÇÃO : AUTOR

Por favor, siga as instruções abaixo cuidadosamente:

Os artigos devem ser inéditos. Para tanto, o autor deve assumir que o artigo não tenha sido publicado na íntegra e com igual conteúdo em nenhum outro meio. Artigos apresentados em outros congressos podem ser submetidos desde que apresentem evolução em seu texto. O CONTECSI USP utiliza sistema de análise de similaridade onde seja necessário.

O nome dos autores devem ser incluídos apenas no sistema online, os artigos não devem conter a identificação dos autores.

1-PREENCHIMENTO DOS DADOS (METADADOS) DOS AUTORES E METADADOS DA SUBMISSÃO

Caro Autor, o preenchimento corretos e completo dos metadados de autores e metadados do seu trabalho é muito importante pois esses dados serao utilizados para:

1-Compor o texto final a ser publicado no Livro, e no Arquivo Digital (que substituiu o CD) onde está o artigo completo.

2-Divulgar pela internet, nos sistemas de busca e nos acessos públicos ao seu trabalho por meio do DOI, leituras e downloads, os seus dados bibliográficos.

No sistema online (onde a submissao é feita) obervar rigorosamente o seguinte:

Todos os dados dos autores (máximo de quatro) devem ser incluidos no setor da submissão dennominado AUTORES (Metadados da submissão)

Incluir cuidadosamente PARA CADA AUTOR:   nome completos  na ordem do primeiro para os seguintes;  Instituição; País de origem de cada autor; Resumo da biografia; na URL colar a url do ORCID (de cada autor); Titulo e Resumo da seguinte maneira:

Artigos escritos em português: colocar o Titulo em Inglês e o Titulo em Português no mesmo campo inserindo espaços entre um e outro. No campo resumo, inserir o Resumo em inglês e o em português separados por dois parágrafos

Artigos escritos em ingles: Titulo e Resumo (Abstract) sómente em ingles.

Palavras-chave; Idioma do texto

Agencias de Apoio:  se for o caso, escrever frase mencionando/agradecendo o apoio e o nome da instituição que patrocinou o trabalho (pode ser agencia de fomento ou empresa ou qualquer instituição)

Importante: as informações constantes nesses campos são as que serão para a publicação nos anais do congresso

2- ESTRUTURA RECOMENDADA PARA OS ARTIGOS

Sugerimos estruturar o artigo conforme os seguintes itens: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões, Recomendações e Referência Bibliográfica.

As tabelas, gráficos e quadros devem estar acompanhadas da numeração e título e devem estar citadas no texto.

As citações bibliográficas diretas deverão ser indicadas no corpo do texto, citando o sobrenome, ano e página ex.: (Assis, 1999: 43). A referência bibliográfica deve ser apresentada em ordem alfabética de acordo a norma APA.

O resumo deve utilizar no máximo 2000 caracteres.

Serão aceitos mais de um trabalho por autor no limite máximo de 3. Máximo de 3 co-autores além do primeiro autor. – Não são aceitos arquivos PDF

– Artigos devem ser enviados através do sistema online. Não são aceitas submissões por email.

– Quaisquer alterações ou complementações nos metadados de autores podem ser executados (veja a data limite na aba Datas Importantes),   pelo autor correspondente e sob sua inteira responsabilidade, atualizando o que for necessário na plataforma do sistema. Atentar para o fato de que a coordenação não faz alterações nos dados dos autores.   Em caso de dúvida enviar a pergunta à coordenação  pelo e-mail contecsi@usp.br EM QUALQUER CORRESPONDENCIA DEVE SER MENCIONADO O CODIGO IDENTIFICADOR DA SUBMISSAO (4 DIGITOS).

– Submissões devem ser feitas pelo sistema online usando mesmo ID, login e senha. Para tal, o autor que está fazendo a submissão pela primeira vez deve antes cadastrar-se no CONTECSI.

–  O trabalho deverá estar digitado em editor de texto (por exemplo MS Word 5.0 ou compatível) A4, espaço simples, fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12 e máximo de páginas conforme o tipo de submissão. Margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,5cm.

– Não inclua formatação especial, negrito ou alinhamento na primeira pagina

Estrutura  da primeira página do artigo

É obrigatório o envio do artigo contendo o Abstract em inglês e em português na primeira página conforme a estrutura  abaixo.

Se o artigo estiver escrito totalmente em inglês, não há necessidade de título e resumo em português. Nesse caso o Abstract poderá utilizar até 2000 caracteres.

Se o artigo estiver escrito totalmente em português (ou espanhol) é  obrigatório constar na primeira página  os Títulos em inglês e em português (ou espanhol) e o  Abstract (inglês) seguido do Resumo (português ou espanhol). Neste caso, para o Abstract mais o Resumo utilizar também até o máximo de 2000 caracteres.

Titulo em Inglês, }Titulo em Português (times, fonte 12) um em seguida ao outro separado por 5 espaços

Abstract (inglês) Resumo (Português)

Palavras-chave: (máximo de 5 em inglês e 5 em português, separadas por virgula)

NÃO INCLUA NOME DOS AUTORES NO ARQUIVO EM WORD

Informações sobre o processo de seleção, publicação e apresentação

Os artigos serão selecionados para apresentação e publicação no Livro do Anais  e no Portal CONTECSI.

Os artigos aprovados serão apresentados em sessão paralela, fórum de pesquisa ou sessão de comunicação ou poster (apenas para o tipo FATEC), conforme decisão do CONTECSI quando da avaliação do artigo. As apresentações serão reunidas em sessões e em cada uma haverá um moderador.

As apresentações serão reunidas por assunto e tema. Artigos com características semelhantes serão agrupados. As apresentações devem ser objetivas.

Cada autor de paper completo  terá 15 minutos para apresentar o seu  artigo mais o adicional de 5 minutos para perguntas e discussão.

 SUBMISSÃO:  acesse aqui para submeter o trabalho 

– As Submissões devem ser feitas pelo sistema online, o qual é acessado ao clicar na linha acima.  Se já participou de outros CONTECSIs,  utilize o mesmo ID, login e senha. Caso tenha se esquecido, siga as instruções para recuperação da senha.  Ou então, crie nova senha.   CADA UM DOS AUTORES DEVE SER CADASTRADO PARA QUE TODOS ESTEJAM REGISTRADOS NO MESMO ARTIGO. O SISTEMA CONSIDERA TODOS COMO AUTORES. NAO EXISTE A PALAVRA CO-AUTOR.  O PRIMEIRO AUTOR É O PRINCIPAL E OS DEMAIS SÃO OS “co-autores”

ATENÇÂO: Ao realizar seu Cadastro, vá ao FINAL da página e marque a opção  “AUTOR”.   Se isso não for feito o sistema não aceitará a submissão.

Em caso de duvidas entre em contacto:

Expediente: Das 9:30 as 12:30  – 14:00 as 17:30

Fone: (11)26486389